-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 2
Elasticsearch
Apos termos realizado a inserção de um host ao rancher iremos partir para instalação do Elasticsearch.
O Elasticsearch é uma ferramenta de buscas open source desenvolvido em Java, assim como é uma solução NoSQL de armazenamento de dados. Ou seja, ele não segue os padrões de bancos de dados SQL comuns (como o MySQL, por exemplo).
Seu desenvolvimento tem como base uma biblioteca Java chamada Apache Lucene, que é o motor de buscas open source mais avançado oferecido hoje em dia. Porém, usar todo o poder de fogo do Lucene exige um certo esforço, afinal por ser apenas uma biblioteca, você precisa trabalhar com o Java para integrá-lo com a sua aplicação (e esta tarefa pode apresentar uma certa complexidade).
O Elasticsearch no entanto, se aproveita do Lucene na indexação e pesquisa de documentos, retirando a sua complexidade através de uma interface super fácil de se utilizar. Além disso, vamos citar algumas características que o tornam uma ferramenta excelente e extremamente veloz:
- Uma API RESTful para pesquisa, inclusão, remoção e acesso aos dados utilizando o padrão JSON.
- Totalmente livre de normalização.
- Qualquer palavra indexada no Elasticsearch pode ser pesquisada da mesma forma que você faz uma busca no Google.
- Altamente escalável (feito para o Cloud Computing).
- Permite pesquisas estruturadas e analíticas em "real time".
- Possui uma inteligência interna que entrega o melhor resultado em relação a busca feita (análise de relevância).
Neste etapa iremos instalar o Elasticsearch através do catalogo do rancher em nosso hosts que adicionamos anteriormente,não se esqueça de garantir pelo menos 4GB de memória livre no seu host.
PORTA -> Porta do Elasticsearch (9200 é a porta padrão).
Basta acessar o catálogo do Rancher:
Na barra de menu superior da interface do usuário do Rancher, clique em Catalog e , em seguida, All.
Usando a caixa de pesquisa no canto superior direito, pesquise por "Elasticsearch".
Você verá duas versões do Elasticsearch disponíveis, ambos funcionam bem, mas para este artigo, vamos nos ater à versão à esquerda.
Clique em View Details . Você precisará preencher algumas informações simples. Para iniciar a instalação, clique em Launch.
Apos você vera a tela de carregamento dos containers do Elasticsearch
Apos a inicialização de todos os containers abra em seu navegador http://seu-ip:9200 e seu Elasticsearch já estará de up.
Com a etapa acima realizada iremos partir para a instalação do Kibana que sera uma interface de centralização das dashboards.
Próximo: Kibana



